domingo, 7 de setembro de 2008

Mangaratiba


Depois de 1 mês em Niterói, é desnecessário escrever sobre a cidade em que vivo há 22 anos, então (às vezes) não há muitas novidades, aventuras.

Mangaratiba é uma cidade em que uns dizem que é baixada (pelo menos a cor da Van é amarela, cor da baixada), outros, eles de lá, se valorizam mais, com razão, dizendo-se costa-verdenses, juntando-se a Paraty, Angra dos Reis e vou além: Itaguaí. Outra cidade vizinha considerada baixada, que forçando a barra é Costa Verde também. O fato é que Mangaratiba é rodeada por montanhas de mata atlântica e pelo mar verdinho, lindíssimo, características típicas da Costa Verde, no sul fluminense.

Como cidade em si, Mangaratiba é formada por vários bloquinhos, distritos, ou pequenas praias que são bairros, lugarejos. Raramente se habita a parte alta das serras. Algumas eu vejo o ônibus saindo do Centro, tipo a Serra do Piloto, com seu busão mega-ultra f**, estilo o busão Casimiro de Abreu - Sana, disparado o mais f** que já andei na vida, com assoalho furado e tudo mais. Se você for julgar Mangaratiba apenas por seu centro, não passaria de uma Duas Barras com uma prainha (suja) no centro. Mas não é. A cidade é razoavelmente populosa, tendo “bloquinhos” consideráveis como Itacuruçá e Muriqui, e outros menos famosos como Conceição de Jacareí e a Praia do Saco. Como a faixa habitável entre a serra e o mar é curta, resta par eles se habitarem em “bloquinhos”. Fica bem heterogênea a cidade.

Algumas praias lá são maravilhosas e suas ilhas paradisíacas. Acho que Mangaratiba pode ser considerada uma Angra “light”, é isso. Sem muvuca. Mangaratiba também tem resorts famosos, como o Club Med e o Portobello. Lembro-me bem quando eu ia pra Paraty, via todos. Aliás, que vantagem, apenas 02h de ônibus Niterói – Mangaratiba. Bem menos que as 04h30min até Paraty.

Tem estrutura ótima para uma cidade do interior, com HSBC até. O posto é movimentado, raramente há descanso. Pela 1ª vez, peguei um feriado municipal (08 de Setembro – Dia de N. Sra. da Guia).

Praia? Tem a do Centro, mas é poluída pelos muitos barcos de pesca, uma ou duas línguas-negras e pela Barca pra Ilha Grande. Sim! Da Barcas S/A e tudo, mas muito cara final de semana. VINTE E CINCO REAIS o bilhete duplo. Ta louco... Mas os bichos-grilo deitam e rolam, e vão, é... Passear na Ilha Grande rs... Mas praias boas mesmo, que eu já tenha ido, Praia Grande, de ouvir falar Ibicuí, Sahy e Conceição de Jacareí.

Por hora é isso. No último fim de semana passo um resumo aí do que rolou lá.

Hold on!

3 comentários:

Bruce Sinner disse...

Já fui mto a Itacuruçá e gostava de lá, bem tranquilo, sossegado e bonito. Muriqui é q é o fim do mundo, tem porra nenhuma para fazer. Legal vc estar falando dessa área, me lembra bons passeios por aí. abçs!

Unknown disse...

Mto boa a sua descrição.... dá p entender bem como é o dia-a-dia da cidade. Bju, luv ya...

Unknown disse...

BEM SOU DE NITEROI E ESTOU LOUCA PRA CONHECER SAHY, PRETENDO IR PRA ITACURUÇA OU ILHA DO JARDIM AINDA NAO SEI BEM... ADOREI A SUA DESCRICAO...