domingo, 12 de outubro de 2008

Itaboraí, OUT '08!

Itaboraí se situa a 35 km de Niterói. Estima-se que tenha 200.000 habitantes. É uma cidade que tem um potencial econômico muito forte, o pólo gás químico que vem aí deve dar esse levante que Itaboraí tanto necessita, e que seus governantes ao longo desses anos nunca o fizeram. Ruas próximas ao Centro não tem asfaltamento, na beira da rodovia a poeira come solta, pois simplesmente não tem calçamento em suas margens. Uma pena. Se recebesse um melhor tratamento de seus governantes, Itaboraí teria muito mais valor no cenário da região metropolitana.

O bairro onde fica o posto é um dos principais da cidade, Venda das Pedras. Mesmo assim, sofre com o abandono e com o descaso. Uma recente pichação em um muro, logo após a eleição de domingo passado reflete bem o clima: “Venda das Pedras, três vereadores eleitos e continua abandonado!” Realmente, não dá pra entender. No
Sub-bairro Quissamã, onde fica o posto do Detran, ao menos na rua principal tem paralelepípedo, mas tem muita terra nas “calçadas” sem qualquer tratamento, a população mete o pau, com razão.

Um dos retratos disso tudo foi a eleição municipal. Um candidato foi eleito, mas cassado, deu sua vaga ao 2º colocado. Ninguém sabe, por hora, se Sérgio Soares ou Dr. Audir, quem irá governar a cidade nos próximos quatro anos, onde nascerá o pólo gás químico. Se a cidade não crescer com essa alavanca, desiste. Vai mesmo ficar com a eterna alcunha de “Parou no tempo”.

Itaboraí merece gente boa pra lhe guiar. Esse sentimento de que é um limbo entre a Região Metropolitana e o Interior tem que acabar. Itaboraí, tanto no mapa, quanto em população é cidade de médio porte, podendo exercer um papel superior ao atual. Ou seria um link entre os dois pontos do Leste Fluminense? Se for considerar que Niterói é a principal cidade, São Gonçalo uma espécie de auxiliar, na outra ponta teríamos as interiorianíssimas Casimiro de Abreu e Silva Jardim, então Itaboraí seria mesmo um elo ideal nisso tudo. Sei lá, ainda acho que Itaboraí tem que exercer um papel mais decisivo.

Merecem, pois é uma gente humilde e simpática!

Hold on!

Nenhum comentário: